Em Brasília

Senado vai analisar entrada de estrangeiros no Prouni

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) tem reunião marcada para esta quinta-feira, às 10h. Entre os itens da pauta, está o Projeto de Lei do Senado (PLS) 324/2011, do senador Marcelo Crivella (PRB), que permite o ingresso de estudantes estrangeiros no Programa Universidade para Todos (Prouni) do governo federal.

Segundo o autor, uma das deficiências observadas nas universidades brasileiras é o reduzido contingente de estudantes estrangeiros no seu corpo discente. Para ele, tal fato se torna impróprio diante de um mundo marcado pelo multiculturalismo e pelo dinamismo dos intercâmbios.

Crivella ressalta ainda que, apesar de algum esforço, o Brasil ainda não atingiu um nível razoável de estrangeiros em suas universidades. Ele lembra que, nas mais respeitadas universidades norte-americanas, os estrangeiros giram em torno de 20% do quadro discente. Já na Universidade de São Paulo esse índice mal chega a 3%.

Prouni: O programa concede bolsas parciais e integrais a estudantes em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O programa atualmente prevê que a bolsa de estudo integral deve ser concedida a brasileiros não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário mínimo.

As bolsas parciais de 50% ou de 25% são concedidas a brasileiros cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até três salários mínimos, mediante critérios definidos pelo Ministério da Educação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vereadores confirmam veto ao projeto que previa água de graça para clientes

Próximo

Lei prevê água de graça nos restaurantes de Santa Maria

Política